Início » Parque Dona Lindu. Por que?

Parque Dona Lindu. Por que?

Uma polêmica está dividindo Recife, a capital pernambucana. A construção de um parque no bairro de Boa Viagem tem dividido a sociedade recifense em geral.

Normalmente, a construção de uma obra pública, como o Parque Dona Lindu, suscita questionamentos por parte de todos, mas essa levanta duas perguntas:

  • O primeiro, dá conta do superfaturamento da obra municipal. O valor inicial foi aumentado em 100%, num claro desrespeito as finanças públicas municipais.
  • o segundo questionamento, assume maior relevância, justamente pelo despropósito do primaz recifense, o Prefeito João Paulo.Ele quer homenagear o Presidente Lula de qualquer maneira, e assim, comprou uma briga com metade da sociedade recifense.

Parque Dona Lindu - Recife

Quer dar o nome do parque de Boa Viagem, uma área militar cedida pelo governo Lula, de Parque Dona Lindu.

Até entendo que o digníssimo Prefeito queira homenagear o Presidente, mas aí a dose é forte demais (são coisas do “corporativismo político”).

Parque Dona Lindu. Por que?

Como residente em Recife, não poderia deixar passar mais essa. Gostaria de propor alguma “perguntas reflexivas” aos “ilustres” planejadores municipais:

  • Quem é Dona Lindu?
  • Qual a sua relevância para o Recife?
  • Será que Dona Lindu conhece o Marco Zero?
  • Que música importante ela compôs para a cidade?
  • Quanto ela contribuiu de impostos para a capital pernambucana?
  • No que ela contribuiu politicamente, culturalmente, economicamente para a vida recifense?
  • Por que Dona Lindu não é um nome de rua ou praça, na cidade onde nasceu?
  • Será que todos nós somos estúpidos e o nosso Prefeito o “arquétipo” da sapiência?
  • Será que minha avó, que vive há 60 anos no Recife, não merece ter o nome da praça?

E então amigos, que tal mais argumentos? que tal mais questionamentos ao nosso excelentíssimo prefeito? Deixe seu comentário.

Em tempo: Nada tenho contra Dona Lindu, apenas acredito ser um atentado à cultura municipal, homenagear alguém que nunca representou nada a cidade.

Segundo o Prefeito, uma das razões da homenagem seria o fato de “ter dado a luz a um dos maiores homens da nação”. Pode?

Gostou? Compartilhe!

38 comentários em “Parque Dona Lindu. Por que?”

  1. Blogue da Magui

    O nome de praça é trocado quantas vezes precisar e nome de rua e praça vale a que o povo quer dar. apelidos ou nomes paralelos que pegam mais do que o verdadeiro. Quanto à Dona Lindu,( eu nem sabia quem era), permita-me discordar, ela é pernambucana típica, representa milhares de mulheres sofredoras do nordeste que tiveram que sair de sua terra e migrar para SP ( este sim o sangussuga da nação)após abandono do marido, criou seus filhos sozinha e enquanto a mioria segue pobre e até acaba nas prisões de SP, maltratados e discriminados no sul maravilha ela teve um deles que alçou a presidência da nação.Eu acho o VELHACO um podre, não votei e nem voto nele, mas a mãe dele merece ser nome de praça de qualquer lugar do Brasil.Essa idéia de que nome de praça , rua ou etc só pode ser de originários do lugar dá mt pano pra manga e eu acho,resumindo, que não tem nada a ver.

  2. Ola Magui, primeiramente, obrigado por sua opinião. Entretanto, a questão vai além de uma singela homenagem. A idéia de nome para o parque, não partiu do anseio da população e sim do “prefeito querido”, que insiste contra a vontade geral dos recifenses. Insisto,não tenho nada contra Dona Lindu, mas o que ela representa para os recifenses? Pode um governante impor sua vontade contra os proprios cidadãos, que o colocaram no governo? Acho, que certas coisas nesta vida, necessitam de um minimo de legitimidade. Um abraço.

  3. Oi Fabio,

    Vim visitar seu blog em retribuicao `a sua visita gentil.
    De fato, o assunto e’ polemico.
    A mae de Lula, tendo passado pelos apertos descritos pela Magui, realmente merece todas as homenagens.
    Mas, sou a favor de que fique restrito ao lugar onde ela nasceu.
    Porem, como o objetivo ‘e que todos saibam quem ela e’ atraves dessa homenagem, por isso devem ter feito num lugar turistico.
    Todas as imposicoes sao ruins.
    Mas, um sociologo e filosofo de outros tempos, dizia que toda boa democracia passa primeiro por uma boa ditadura.
    Sera ?

    Um abraco,

    Susana

  4. Eu quero saber quem foi que teve esta ideia de Lindù o comercial com Alceu e a brilhante ideia do arquiteto Oscar Niemeyer. Todas as idéias são MEGALOMANÍACAS.

  5. Fábio, vim visitá-lo e encontrei-me ao meio de um assunto polêmico que não me diz respeito mas…me perdoe se eu disser besteiras…as contestação do povo brasileiro hj em dia de nada servem, as razões dos políticos sempre são concretizadas, infelizmente diga-se de passagem, então…só posso ver o lado bom da história já que não há outro remédio, ele…fará sua puxação de saco ao sr. Presidente e…o povo ganhará uma praça…
    Espero sua visita, ok?

  6. Ola pessoal agradeço a todos pelas visitas e comentarios recebidos. Felizmente, posso ver que ainda possuimos capacidade de indignaçao. Um abraço a todos

  7. Não é nada democrático impor situações ou questões que vão contra a verdadeira vontade do povo. Por acaso estamos voltando à ditadura? Não tenho nada contra a Dona Lindu, visto que a mesma é uma cidadã comum (que de passagem pouco se sabe dela como pessoa ou personalidade), mas por que não Luiz Gonzaga, ou Ariano Suassuna, Lia de Itamaracá, ou Gilberto Freire, todos que tiveram suas origens simples, mas grandes personalidades marcantes da cultura pernambucana? A questão é: o maior absurdo é não escolhermos o nome de um local público (diga-se de passagem, que não houve nenhuma consulta à sociedade ou direito à votação) e a forma de como será projetado, visto que o povo deveria ser a parte mais beneficiada do projeto.
    Uma área livre de barulhos, com muito verde e bem tranqüila para apreciar e descansar nos finais de semana e feriados, pois é isso que todo o cidadão que paga os seus impostos quer ter, e não um projeto de megalomania política para tirar dinheiro dos cofres públicos desnecessariamente e acariciar a “cabecinha do presidente”. Que falta de criatividade e vergonha na cara!
    Isto deveria ser uma questão social e não uma questão política!
    O povo tem o direito de reivindicar, questionar: não ficar calado e esperando no que vai dar.
    A cultura deste país é sempre deixar as coisas como estão, mesmo sabendo que as mesmas serão futuramente prejudiciais. Vamos a luta, façamos um abaixo assinado! Reivindicar é um direito de todos!

  8. Concordo com você em todos os aspectos, mas a politica petista e os movimentos sociais à esquerda(e quais não são?)que os apoiam, consistem basicamente em bajuladores. Seria neccessário realmente um movimento da sociedade civil, pois movimentos de esquerda, já não representam os anseios da população

  9. Isso é uma vergonha para a nossa cidade Recife, o nosso amigo do blogue da magui (sei nem quem é esse), ele quer fazer merecer esse nome, então porque não coloca o nome da minha avó? Acho que monumentos tem que ser dados para pessoas que fizeram alguma história para o Brasil e não uma pessoa, como o nosso amigo disse que foi uma pessoa sofredora, nós temos milhões de pessoas sofredoras nesse nosso país!!!
    O povo deveria escolher o nome desse parque, é uma falta de respeito para nós pernambucanos.
    Quero deixar bem claro, não tenho nada contra a mãe do Excelentissimo senhor presidente, só acho que o prefeito João Paulo deveria ter mais senso e saber que não só sou eu que não quer esse nome mais sim a população recifense que não ta nem um pouco feliz. E além de tudo querem desapropriar um terreno que vale milhões (coitado do dono, perder milhões assim é complicado, o governo fazer reforma agrária dentro da cidade em plena avenida Boa Viagem, isso é uma vergonha, cada dia mais eu me decepciono com esses nossos governantes), isso tudo para fazer outro parque para calar a boca de nós recifenses.

  10. Só um detalhe meu caro Alex, o terreno é de propiedade da União, em especial da Marinha. No mais, obrigado pelo apoio e um abraço!

  11. Marília Bertino

    Entrei na net para pesquisar e tentar descobrir quem seria Dona Lindú, pensando eu que se tratava de uma mulher q fez diferença em nossa cidade, na história, em fim um ícone na sociedade assim como Ariano e tantos outros. E para mais uma decepção nao encontrei nenhuma resposta que me levaria a crer que realmente seria de mérito tal homenagem. Isso só mostra mais uma vez q nosso prefeito junto ao governador nao têm mémoria e perderam realmente o senso do ridículo. Se eu tivesse como faria um abaixo assinado a favor da mudança desse tal “parque”. Bjs à todos!

  12. Na minha opinião a homenagem (nome da praça)deveria ser feita para alguém que tivesse feito algo pelo povo pernambucano,que tivesse feito algo significativo para o estado (PE) e não para alguém que não sabemos (pernambucanos)quem é.Se fosse dado o nome de Francisco Brenand, grande artista pernambucano ou Miguel Arraes de Alencar, que foi e sempre sera um homem respeitado e admirado pelo povo pernambucano. Ai sim, daria para entender a homenagem, mas Parque Dona Lindu.Fala sério né?

  13. o nome não deveria ser escolhido só pelo prefeito, acho q deveria ter uma votação, isso é ridiculo, a cidade não é só dele, ela é todos nós…

  14. isso é ridiculo, como é q o prefeito, gasta rios de dinheiro, com comerciais, escolhe o nome que não tem nada haver e nem pede a opinião da do povo da nossa cidade…

    Victória Barros….

  15. Por ter me criado junto ao Parque 13 de Maio, e hoje morar perto do Parque da Jaqueira e do Sítio da Tamarineira, sinto-me a vontade de dizer que todos os recifenses tem direito a um parque de lazer em seus bairros, sejam de ricos ou de pobres. Acontece que o pessoal de Boa Viagem, que já não tem tanta área livre para tal, ao descobrir que os terrenos da Aeronáutica, a muitos anos em desuso,iria ser entregue a uma construtora, que felizmente faliu (felizmente neste caso), passou a pressionar as diversas esferas governamentais para sua destinação social. Um parque ali, não será apenas para os moradores de BV, como também não o são os parques acima citados propriedades dos seus moradores.. tudo será para os recifenses. Portanto, temos que nos engajarmos na tudo de voces, sim.
    Quanto ao nome da senhora mãe do Presidente, se for o fato de ela ter criado seus filhos sem o marido, então eu proponho o nome da minha mãe, que, como mãe solteira, numa época que isto era um pecado imperdoável, criou com muito sacrifício dois filhos, que, não dão motivos para que ela seja achincalhada pela população brasileira.

  16. Quando ouvi que o nome do parque seria “Dona Lindu”, forcei minha mente pra me lembrar de quem se tratava… Imaginei então que fosse a mãe de nosso prefeito… Ao pesquisar, qual foi a minha surpresa ao descobrir que era a mãe de nosso “Lulinha Paz e Amor”! Nada contra a Sra. Lindu, mas acho que os recifenses têm o direito de escolher o nome da praça. E se devemos homenagear alguém, que seja alguém que o povo conheçe! Não precisa ser recifense… Pode ser pernambucano! Temos tantos nomes queridos pelo povo: Gonzaga, Arraes, Nelson Ferreira, Capiba, e tantos outros!
    Ah! Fábio! Pode candidatar minha mãe, minha vó e a minha bisa! Todas mulheres de muita força, coragem e fibra! Tenho certeza que, estas sim, contribuíram muito pro Recife. Nem que seja com impostos!

  17. é muita babacao desse prefeito viu…
    fora toda uma maracutaia que tem por tras desse dinheiro…
    nao sei se voces lembram do show de sandy e junior carissimo que ele “pagou”…
    pois eh…. essa é a realidade

  18. Cara se formos enumerar os equívocos dessa gestão, não irão caber neste blog. Há também o problema do corredor leste-oeste que recentemente vem complicando a vida dos recifenses. Por hora fiquemos com isso. Um Abraço.

  19. Eu também pergunto, pq não o nome de minha avó que viveu 94 ano aqui, contudo sabemos que não assim a coisa! mas até que poderia ser se eu fosse o Presidente da Replúbica! Bom não tenho nada contra o parque (é mas uma área de lazer e o Recife merece) quanto ao nome poderia ser qualquer nome, poderia ser até Fernando Henrique e pq não? o importante é que Recife está no lucro! Agora Que tal se preocupar com a Educação, a Saúde, a Segurança e tantas outras coisas que o Recife precisa? Isso está mais parecendo Política Fajuta!

  20. Letícia Cirqueira

    Vc´s estão reclamando assim, imaginem pois na Bahia, que todo lugar que se vá (ruas, escolas, hospitais e até cidades) tem o nome da corja de ACM, eu estava bem acostumada com Mimoso do Oeste, mas agora tenho que aturar LUIS EDUARDO MAGALhÃES, só falta uma igreja com o nome de Santo Antônio Carlos Magalhães. Em Brasilia e Goiânia temos o nosso queridíssimo RORIZ, que é o grande mito das cidades mais carentes, temos a celere frase “as pirâmides do Egito estão para o faraó, assim como a terceira ponte está para nosso amado Roriz”. É super comum encontrarmos nomes como Vila Roriz. Realmente sou a favor de um plebicito e que todos devam escolher o nome. Mas ressalto que isso não é prática recente na nossa política, e as “bajulações” não se restringem a partido de esquerda como colegas sugeriram acima.

  21. nomes de ruas… tem que ser de alguem que fez algo pra cidade…estado ou pais… acredito eu…

    porém… nao eh assim que acontece 😛

  22. Fabio, boa noite.
    Procurando saber um pouco mais sobre a Dona Lindu encontrei esse site, e quis se você me permitir, partilhar minha opnião. Olha acho que vocês tem razão, mas me pergunto no entanto, o porque de tanta revolta somente agora? Todas as propostas que li acima, poderiam ser solicitada por vocês em qualquer outro momento. Porque somente agora? Olha, eu votei no Lula, acho que ele era a esperança que o povo brasileiro tinha. Ele não atendeu as nossas expectativas, mas como vi em um programa uma vez, e tenho que adimitir, é mais fácil cobrarmos das autoridades solução, do que fazer a nossa parte para mudar algo no nosso país.É obrigação dele fazer e é nossa buscar sempre. Dona Lindu como ja dito foi uma mulher de garra, que lutou muito para conseguir seus objetivos. Tenho certeza que ela teve uma morte feliz consigo mesma, com o que tinha alcançado. E era também uma mulher simples. Com certeza se ela estivesse viva e visse o alvoroço feito devido a esta praça, ela mesma não iria mais querer ter seu nome nela.
    Bom desculpe me intrometer Fabio. Sou carioca, mas minha família passou por muitas dificuldades para conseguir subir na vida também.
    Fica o abraço do povo carioca pra você.
    Nessa

  23. Gente, estive quinta-feira passada (20/05/2010) no Parque Dona Lindu e constatei que ainda não concluiram a obra “INAUGURADA” em 30 de dezembro de 2008!!! E há uma placa a informar que foi entregue ao povo naquela data. Os operários que lá estão são souberam dizer nada, a construtora deve gostar da teta, pelo rítmo dos trabalhos que vi…
    Não fica aí a demonstração da cara de pau dos nossos prefeitos, há outra placa enorme que esclarece em grande letras: ” O RECIFE DECIDE, A PREFEITURA FAZ”. Ora, todo os recifenses sabem a luta que os moradores do Recife, os de Boa Viagem, sobretudo, travaram com o poder municipal para que se fizesse ali uma simples praça com bastante verde como foi dito no post acima. Mas não, foi imposto um projeto bilionário, super-faturado, como logo se descobriu, un bunker de concreto que é uma agressão ao bom-senso, seja que assinatura traga, mesmo a do badalado escritório griffe de arquitetura.
    Então, ao meu ver, o maior problema não é a escolha do nome, o da pobre e inocente Dona Lindu. O parque é que é, em si, um acinte. Um monumento à corrupção, ao descaso, à incompetência.
    Sugiro que tiremos proveito dele, mesmo que nunca seja inaugurado. Que seja um marco para todos nós, levemos a família, os velhos, os pequenos, e mostremos a todos aonde o nosso dinheiro foi parar. E, sobretudo, lembremos os nomes dos responsáveis nas horas das eleições. Acho que a própria Dona Lindu, se foi uma mulher decente, deve lá em cima estar constrangida com a homenagem. Um monumento à sacanagem tem seu nome.

  24. Fábio, gostaria de saber onde foi sepultada a Sra Lindú, preciso saber a cidade, cemitério, o ano e etc, para um trabalho e uma matéria de faculdade, muito importante.
    Se possivel me enviar no e-mail, ok !
    Fico no aguardo e desde já agradeço

  25. Oque Dona Lindu representa é senão a mulher forte do interior pernambucano, a saga de sua família rumo ao Sudeste e nada mais.
    Dai te pergunto.. quantas milhares de outras mulheres não fizeram isso?
    O fato dela ser mãe do Ex-Presidente Lula não a almeja a altura nenhuma. Acho o nome definitivamente uma afronta ao povo recifense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *