Pular para o conteúdo
Início » Mendigos no Recife: Isso precisa parar, rápido!

Mendigos no Recife: Isso precisa parar, rápido!

Quem mora na cidade de Recife ja deve ter notado o alto número de mendigos que possuímos. E como eles incomodam.

Seja em casa, quando batem em sua porta. Seja no sinal de trânsito, em transportes coletivos, na rua, até em porta de igrejas.

Nas últimas duas semanas resolvi contar quantas vezes fui abordado por alguém, pedindo uma esmola. Saí 18 vezes, fui abordado por pelo menos 30 pessoas, me pedindo um “auxílio”, nos mais diferentes lugares. Ônibus, restaurante, shopping, igreja e até… no banheiro!

É certo que vivemos numa cidade pobre, que ainda precisa evoluir bastante para proporcionar aos seus cidadãos um mínimo de bem estar e cidadania.Fatores culturais e religiosos mal interpretados também contribuem para isso.

esmolas em recife

Imagem: Crazy Souza

O governo em sua esfera municipal bem que poderia fazer mais, investindo em novos métodos para tirar essas pessoas da rua, dando a elas novas perspectivas. São muitos idosos, crianças e desocupados, que se aproveitam da leniencia do poder público e porque não dizer, de nós cidadãos. Ou você acha que dando esmola está contribuindo para o futuro de alguém?

Antes de abrir sua bolsa ou carteira e dar esmola, pense bem: aquele suado dinheiro que sai de sua renda, apenas prolonga o sofrimento do mais pobre. Isso porque cria nele a dependência e até estimula a criminalidade (pois nem sempre você terá um “trocado” para dar, entende?).

Não trate mal o pobre, mas evite prolongar o sofrimento dele. Não dê esmola.

[secvitrine/moeda/112645]

[secvitrine/dinheiro/112645]

3 comentários em “Mendigos no Recife: Isso precisa parar, rápido!”

  1. Veja bem amigo é claro que é uma grave problema social, a culpa é do Estado, mais a responsabilidade é de todos, não podemos apenas ignorar e virar as costas para situação, tenho certeza se todos nos cidadãos nos unir, abraçar a causa e ir para as ruas em busca de soluções poderemos amenizar este fato que atinge o Brasil inteiro.
    Vamos todos lutar por uma País melhor e mais justo.

    1. É verdade, você tem razão. Não culpo o Estado em sua totalidade, até porque somos nós que os elegemos. Nós, enquanto cidadão temos grande parte da culpa nisto, enquanto damos esmola. Mas pode acreditar, o Estado poderia fazer muito mais. Um abraço.

  2. Se não bastasse, as crianças usadas pelos pais pedindo esmolas, pessoas comuns do dia dais, agora pessoas fantasiadas de travestis se aproveitam da condição também para pedir esmolas, isso é uma vergonha e constrangedor…

Não é possível comentar.