Sites censurados na China são um dos trunfos do governo comunista. Ao longo de décadas, milhões de páginas tem sido bloqueadas, por serem considerados ameaças a integridade do regime.
Endereços que possuem conteúdos que diferem da orientação governamental chinesa, podem ser alvos do filtro facilmente. Assim, bilhões de pessoas tem acesso restringido.
Uma ferramenta online auxilia a encontrar sites censurados pelos burocratas de Pequim. Numa clara alusão a grande e milenar muralha chinesa, o Great Firewall of China, permite saber se determinado endereço pode ser acessado.
O utilitário faz a busca a partir de servidores em diferentes províncias. Retorna com o resultado em alguns segundos. Se apresenta ícone verde, está plenamente acessível. Caso contrário, está bloqueado.
Great Firewall of China é apenas mais uma constatação clara acerca de como dever ser a internet naquele país. Uma rede restrita, fortemente vigiada e que deve obrigatoriamente concordar com o pensamento vigente.
- Veja Também: Hola – Acesse toda a internet de modo livre
Sites censurados na China
O controverso bloqueio de sites na China, decorre de motivos políticos ou de opinião. Faz parte da estratégia do regime, manter o acesso limitado a internet. Assim, sites e serviços populares no ocidente, como Facebook, Twitter, Google e YouTube, tem acesso limitado.
A liberdade e autonomia da internet são seriamente atingidas, com sites censurados na China. Afinal, ter mais de 1 bilhão de pessoas privadas desse acesso, depõe contra a universalidade e interconexão entre os usuários. Frustra oportunidades de negócios, que poderiam ser mais fáceis e objetivos.
Em certa medida, há sites e serviços substitutos, que cumprem seus propósitos. Isto levando em conta os preceitos da ideologia comunista, praticada atualmente na China. Internet livre e aberta, é uma séria ameaça ao regime de Pequim.
A despeito da economia que nunca para de crescer, não deve ser fácil entender a censura. Afinal talvez não seja papel de um governo, decidir o que você pode ver através da web, 365 dias por ano.
Confira endereços que são bloqueados para acesso ao público chinês, basta efetuar a busca.