Quer participar do programa mesário voluntário? É uma interessante oportunidade, para contribuir com o processo eleitoral no Brasil. Voluntário e de fácil adesão, basta se inscrever.
O programa para mesário voluntário, faz parte do processo que arregimenta pessoas para trabalhar no dia das eleições. Oferece suporte e treinamento para utilização das urnas.
Orienta com relação as competências, regras eleitorais, e como lidar com os cidadãos que votarão na data. Normas básicas, para manter a tranquilidade dentro da seção eleitoral.
Requisitos para ser mesário
Eleitores maiores de 18 anos, em dia com a Justiça Eleitoral, poderão ser mesários em sua Zona Eleitoral. Nesse grupo incluem trabalhadores de inúmeras categorias, além de aposentados.
Preferencialmente, os participantes do programa mesário voluntário, são alocados na seção eleitoral em que votam (ou pelo menos, a mais próxima possível).
Benefícios oferecidos ao trabalhadores
- Pode se ausentar do trabalho, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem.
- Para cada dia cedido como mesário (incluindo treinamentos), você ganha o dobro dos dias em folga.
- Se é servidor público, serve como critério de desempate para uma eventual promoção. O critério leva em conta o número de vezes em que trabalhou para Justiça Eleitoral.
- Para quem pretende prestar concurso público para o Tribunal Eleitoral, serve como critério de desempate para provimento de cargos (necessário estar expresso em edital).
Mesários e todos que trabalham voluntariamente para o Tribunal Regional Eleitoral, recebem uma simbólica ajuda de custo. Esta pode ser em espécie ou ticket, e serve para arcar com os gastos de alimentação para o dia da votação.
Vantagens extras para universitários
Para universitários, precisam estudar em Instituição de ensino conveniada com o Tribunal Regional Eleitoral. Assim, pode transformar as horas trabalhadas na Justiça Eleitoral, em créditos de atividades extracurriculares.
A conversão das horas do programa mesário voluntário, utiliza o seguinte modelo (contados sempre em dobro):
- 04 horas referentes ao treinamento de mesário.
- 12 horas referentes às atividades desenvolvidas no 1º turno.
- 12 horas referentes às atividades desenvolvidas no 2º turno (se houver).
Quem não pode ser mesário
- Os candidatos e seus parentes até o segundo grau, inclusive o cônjuge.
- Os membros de diretórios de partido político, que exerçam função executiva.
- Autoridades e agentes policiais.
- Funcionários com cargos de confiança do Executivo.
- Os que pertencerem ao serviço eleitoral.
Inscrição programa mesário voluntário
Para se inscrever como mesário, basta ingressar no site de seu estado (ou jurisdição eleitoral). Em seguida, efetue o cadastro com seus dados e aguarde o deferimento. Dias antes, chegará através de carta ou email, instruções para treinamento.
A lista com os tribunais eleitorais estaduais para se inscrever online, você encontra diretamente no site do TSE.