Wikipédia terá versão impressa na Alemanha

Na tentativa de combinar as enciclopédias mantidas por usuários on-line com o bom e velho papel, a editora alemã Bertelsmann vai publicar a primeira de uma provável série de livros anuais com conteúdo derivado das centenas de milhares de verbetes da Wikipedia.

A editora anunciou nesta quarta (23) que planeja publicar a “Enciclopédia Wikipedia” a partir de setembro, com os 50 mil termos mais procurados na versão alemã de enciclopédia on-line. Beate Varnhorn, chefe das publicações da Enciclopédia Bertelsmann, diz que o conteúdo reunido em uma edição de papel levará a Wikipedia a uma nova audiência.

Ela diz que a versão alemã da Wikipedia tem cerca de 740 mil artigos, que poderiam render centenas de versões impressas – o que não seria um bom negócio para o mercado de livros na Alemanha, diz ela. Por outro lado, uma coletânea anual pode fazer sentido, afirma.

Ela diz que a editora filtrou uma lista dos termos mais populares e encontrou palavras como “Carla Bruni” (primeira-dama francesa) e “Nintendo Wii” (videogame), além de músicos e escritores alemães.

Assim como a versão on-line, a enciclopédia no papel terá licença livre, o que significa que o conteúdo poderá ser livremente distribuído e copiado, inclusive para fins comerciais. A edição terá 992 páginas e será vendida a US$ 31,80.

Via: G1

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *