Mendigos no Recife: Isso precisa parar, rápido!

Quem mora na cidade de Recife ja deve ter notado o alto número de mendigos que possuímos. E como eles incomodam.

Seja em casa, quando batem em sua porta. Seja no sinal de trânsito, em transportes coletivos, na rua, até em porta de igrejas.

Nas últimas duas semanas resolvi contar quantas vezes fui abordado por alguém, pedindo uma esmola. Saí 18 vezes, fui abordado por pelo menos 30 pessoas, me pedindo um “auxílio”, nos mais diferentes lugares. Ônibus, restaurante, shopping, igreja e até… no banheiro!

É certo que vivemos numa cidade pobre, que ainda precisa evoluir bastante para proporcionar aos seus cidadãos um mínimo de bem estar e cidadania.Fatores culturais e religiosos mal interpretados também contribuem para isso.

esmolas em recifeImagem: Crazy Souza

O governo em sua esfera municipal bem que poderia fazer mais, investindo em novos métodos para tirar essas pessoas da rua, dando a elas novas perspectivas. São muitos idosos, crianças e desocupados, que se aproveitam da leniencia do poder público e porque não dizer, de nós cidadãos. Ou você acha que dando esmola está contribuindo para o futuro de alguém?

Antes de abrir sua bolsa ou carteira e dar esmola, pense bem: aquele suado dinheiro que sai de sua renda, apenas prolonga o sofrimento do mais pobre. Isso porque cria nele a dependência e até estimula a criminalidade (pois nem sempre você terá um “trocado” para dar, entende?).

Não trate mal o pobre, mas evite prolongar o sofrimento dele. Não dê esmola.

[secvitrine/moeda/112645]

[secvitrine/dinheiro/112645]

Gostou? Compartilhe!

3 Comentários
  1. 21/03/2011
    • 23/03/2011
  2. 19/06/2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *