Maurice Tillet, o homem que inspirou Shrek

Maurice Tillet, o homem que inspirou Shrek, vivia na França. Nasceu por volta de 1903, era culto e muito inteligente.

Falava 14 idiomas fluentemente, além de ser um exímio poeta e ator. Maurice desenvolveu uma doença rara na juventude, chamada acromegalia.

Esta causou crescimento exacerbado e incontrolável de partes do corpo. Em pouco tempo, a doença o desfigurou de maneira peculiar, afetando profundamente os aspectos psicológicos de sua personalidade.

Maurice Tillet Shrek

Lutando contra o preconceito

Sua forma gerava tanto preconceito, que Tillet começou a ser expulso dos lugares que frequentava e era bem recebido. Não podendo lutar contra a doença, Maurice incorporou comportamentos mais adequados a sua grotesca aparência.

Tirou proveito de seu trabalho pregresso como ator e profissional da luta livre, após emigrar para os Estados Unidos. Adotou o nome de “assustador ogro do ringue”, que adquiriu fama imediata com as plateias.

Maurice Tillet, o Shrek

Em 1954, Maurice Tillet morreu por complicações no coração, aos 51 anos. Um de seus poucos amigos, Bobby Managain, um antigo campeão da luta livre, fez uma máscara mortuária dele. Reproduziu ainda, três cópias da cabeça de Tillet em gesso.

Estas foram parar no Museu Barbell de York. no escritório de Patrick Kelly e a última foi doada para o Museu Internacional da Luta Livre, em Iowa. Posteriormente, uma das máscaras foi duplicada e doada ao Museu Internacional da Ciência Cirúrgica em Chicago. Uma outra réplica da máscara mortuária foi para o Hall of Fame do York Barbell Building.

A réplica de Tillet serviu para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo. Foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.

O corpo de Shrek, bem como sua cabeça, foram criados tomando como referência as formas exóticas de Tillet.

*Texto adaptado do Pravda.

Gostou? Compartilhe!

2 Comentários
  1. 31/01/2008
  2. 31/01/2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *