Mapas mostram planeta diferente do real

Mapas mostram planeta diferente do real. As formas, dimensões e formatos de países e continentes, são totalmente distintos de tudo que você viu e aprendeu.

Essa distorção da realidade é feita de modo arbitrário e intencional. Isto porque os mapas são idealizados a partir do modelo chamado projeção de Mercator.

Este modo de projeção planifica os meridianos utilizando linhas retas paralelas verticais, que são horizontalmente equidistantes. Deste modo, a distância vertical entre dois paralelos, será menor quanto mais próximos estiverem da linha do equador (ver mais).

Mapas mostram planeta diferente

De modo mais simples, a definição aponta para uma constatação clara: O planeta Terra é uma esfera. Assim, não seria possível mostrar em um mapa as medidas exatas sem distorcê-las.

Mapas mostram planeta diferente

Assim, as incongruências que mostram o mapa do mundo são gritantes, com erros crassos de proporções e dimensões territoriais.

Alguns exemplos são:

  • Estados Unidos não é tão pequeno em relação à Rússia.
  • Canadá é maior do que parece.
  • O continente africano é 14 vezes mais largo do que a Groenlândia.
  • A Antártida é muito menor que a África.

Há muitas outras disparidades que poderíamos destacar. No entanto, estas apresentam as diferenças entre o que você vê e o que realmente é.

Como seria o planeta real

A realidade é gritante e pode ir contra tudo que foi ensinado, desde a mais elementar série escolar. Um modelo de projeção que podemos constatar de modo claro no vídeo a seguir:

Apesar de todas distorções e erros da projeção de Mercator, não podemos deixar de reconhecer seu real valor.

Afinal, tudo o que conhecemos em termos territoriais, é baseado em um modelo apresentado pela primeira vez em 1569.

Este se prova eficiente até hoje, mostrando sua utilidade 365 dias de nosso cotidiano. E tem resolvido muito bem para toda humanidade, pelo menos até os dias atuais.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *