Ibope analisará redes sociais

Com o serviço Coleta RS, o Ibope/NetRatings pretende monitorar a reputação de marcas e produtos no orkut. O Ibope/NetRatings criou um sistema que usa um bot para analisar a atividade de usuários de comunidades do orkut relacionadas com o tema a ser pesquisado. No evento do lançamento, por exemplo, foi mostrado um estudo com as comunidades sobre fabricantes de automóveis.

O Coleta RS foi capaz de analisar e quantificar a repercussão negativa, positiva e neutra das marcas. O mecanismo também faz uma checagem cruzada para definir quem são os usuários que estão falando sobre os objetos pesquisados.

“Como muitas pessoas colocam informações falsas nos seus perfis, checamos quais são as comunidades que elas freqüentam para conseguir obter detalhes precisos sobre sua localização e preferências”, explicou o analista do Ibope, Alexandre Magalhães. Por enquanto, de acordo com a empresa, as medições serão feitas apenas com comunidades do orkut. Há planos para que a ferramenta possa monitorar outras redes sociais.

Via: Info Online

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *