Hoje é dia de deixar o carro em casa

Hoje é dia de deixar o carro em casa! Data especial para repensar suas atitudes, enquanto responsável pelo meio ambiente.

Momento especial para refletir, o quanto você pode contribuir para a transformação de seu espaço. Para respirar um ar mais puro.

Claro que governos também tem uma boa parcela de responsabilidade. Medidas visando a ampliação dos serviços de transportes públicos, já seria um ótimo ponto de partida.

deixar o carro em casa

Serviços de qualidade como ônibus, trens e balsas (no caso de cidades litorâneas), estimulariam as pessoas a deixar seus veículos em casa. Contribuiria para um ambiente mais limpo e saudável.

Enquanto isto não acontece, a mobilização vem da própria sociedade civil.

Vamos deixar o carro em casa?

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado em inúmeras cidades brasileiras. Em 22 de setembro mais de 1800 cidades realizam a campanha.

Estas interditam ruas e realizam atividades, que estimulem a população a deixar o carro em casa. Mais do que isso, procuram alternativas para o transporte motorizado. O objetivo principal da campanha é atenuar a poluição e melhorar a qualidade de vida.

Na cidade de São Paulo, diversas atividades são realizadas para conscientizar a população sobre a necessidade de combater a poluição do ar. A ideia é estimular políticas públicas de transportes coletivos.

deixe o carro em casa

No Rio de Janeiro, a data marca diferentes movimentos para alertar sobre a emissão excessiva de gases, que provocam o efeito estufa. Serão combinados passeios ciclísticos pela orla da zona sul da cidade.

Em Belo Horizonte, uma experiência inusitada descobre quem é mais rápido na hora do rush: a moto, a bicicleta, o carro ou o pedestre. Partindo de um mesmo ponto, várias pessoas participam do teste. A ação tem caráter pedagógico e informativo.

Várias outras ações são realizadas em outras capitais brasileiras. Vale a pena acompanhar todos os desdobramentos.

Participe pelo meio ambiente

Já que não dá para deixar o carro em casa 365 dias por ano, que tal escolher pelo menos um dia? É bom para você e o meio ambiente agradece.

Use a bicicleta, vá para seu trabalho a pé ou use o transporte público. Metrô e ônibus são alternativas relativamente mais baratas para se locomover.

Confira mais detalhes sobre a ação, além de outros interessante dados no site oficial da ação no Brasil.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *