Google venderá buscas personalizadas

O Google estreou a ferramenta Google Custom no Brasil e vai vender serviços de busca customizados. A ferramenta permitirá que donos de sites, blogs, pequenas e médias empresas instalem um serviço de busca sob medida em sua página na web.

Quem optar pelo serviço pode instalar uma caixa de buscas do Google em seu site ou blog e configurar o buscador para só realizar buscas dentro de uma base de dados específica. Assim, um blog de gastronomia pode, por exemplo, configurar buscas somente em guias de restaurantes, sites de bebidas e comidas e outros blogs sobre o mesmo tema. A mesma lógica vale para sites e empresas que atuam em nichos específicos de mercado.

Para utilizar o serviço, o usuário deve fazer um cadastro no link http://www.google.com.br/sitesearch e seguir as instruções. Blogueiros e sites amadores poderão usar uma versão gratuita do serviço, que permite o cadastro de um número limitado de serviços na base de buscas.

Já o Google Custom Search Business, edição paga, pode ser contratado por preço inicial de US$ 100 (para buscas em um universo de até 5 mil páginas) até US$ 2 250 dólares anuais, para buscas em um universo de até 300 mil páginas.

Gostou? Compartilhe!

3 Comentários
  1. 25/11/2007
  2. 25/11/2007
  3. 25/11/2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *