Com tantos ricos, somos pobres

Com tantos ricos, somos pobres. 16 de outubro é o dia do Blog Action Day, uma data onde em escala mundial, blogs unirão forças. Estas serão direcionadas no sentido de apresentar propostas, e propor soluções a um problema que atinge toda a humanidade. Uns em maior, outros em menor escala.

O problema em questão desta vez é a pobreza. Como parte integrante desta iniciativa, falarei um pouco desta questão que simboliza uma vergonha para nossa humanidade.

Nos últimos anos, estamos vendo mais uma vez a ciranda dos mercados mundiais. Um ambiente altamente hostil, em que predominam a astúcia e a ganância. Onde os melhores muitas vezes precisam agir de forma suja, desonesta.

mundo sem barreiras

Riqueza, para quem?

Aparentemente, o mercado parece ter vida própria, mas todas as vezes que a “jogatina” passa dos limites as economias das nações sofrem. E quem salvarão eles? Os governos, é claro.

Deste modo, enquanto a ciranda financeira predomina, milhões de pessoas padecem na pobreza extrema, em diversos recantos do planeta. Assim, quando um governo vem salvar a economia do seu país, tampando “buracos” deixados pelos especuladores, deixa de atender seus cidadãos mais desfavorecidos. Deste modo, deixa de traçar soluções para reduzir a pobreza no mundo.

Os governos europeus, representados por seus bancos centrais gastaram inimagináveis US$ 2,5 trilhões de dólares. Uma triste constatação é que apenas 10% desse valor seria suficiente para resolver uma das consequências mais extremas da pobreza, ou seja, a fome em lugares como o continente africano.

Com tantos ricos, somos pobres

Quando refletimos diante disso, vemos que nossas prioridades estão deturpadas. Preferimos ver nosso semelhante padecer na miséria, enquanto queremos que o governo sustente a bolha, a especulação, alimentadas por nós mesmos (você não hesitaria em trocar de banco ao saber que ele está investindo em fundos contra a pobreza?).

Há que se fazer algo nesse sentido de forma urgente. E a ação deve começar em nós, para que depois reflita em toda a sociedade. Estamos em um momento em que a sociedade civil (onde existe democracia), pode com seus movimentos, traçar estratégias, por em práticas agendas que permitam a resolução de problemas que afligem ao conjunto da sociedade.

A pobreza é um desses problemas, que pode ser resolvido também por vontade política. Basta querer, basta poder. Somos pobres, mas podemos definitivamente combater a pobreza.

Confira mais detalhes sobre o Blog Action Day diretamente neste site.

somos pobres blog action day

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *