Bluetooth faz soldados voltarem a andar

Bluetooth faz soldados voltarem a andar nos Estados Unidos. Depois de popularizar a transmissão sem fio de dados entre aparelhos eletrônicos como celulares, impressoras e tocadores de MP3, a tecnologia começa ajudar a medicina.

Com chips e sensores implantados em próteses, a tecnologia possibilitou que dois soldados dos EUA voltassem a andar. Isto depois de terem as pernas amputadas, devido a explosões que sofreram na Guerra do Iraque.

soldados voltarem a andar

Bluetooth faz soldados voltarem a andar

Joshua Bleill, de 30 anos, foi um dos soldados atingidos. Em 2006, ele teve suas duas pernas amputadas, do joelho para baixo, depois que uma bomba explodiu sob o jipe Hummer em que ele patrulhava. Agora, graças às próteses, está voltando a caminhar.

Quando a perna esquerda da nova prótese dá um passo à frente, seu chip envia informações, como posição e velocidade, à perna direita, que então pode prever qual será o comportamento da pessoa no momento seguinte. As próteses funcionam com baterias, que precisam ser recarregadas.

Tentativas anteriores de solucionar a locomoção de pessoas amputadas exigiam que as próteses fossem programadas por computador antes de serem aplicadas, e não dispensavam o uso de fios. Como não podia prever os movimentos da pessoa, a tecnologia anterior exigia mais força muscular para executar os passos.

É a tecnologia mudando a vida das pessoas para melhor.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *