AOL dá adeus ao Netscape

A AOL anunciou o fim do navegador Netscape a partir de 1º de fevereiro. Em seu lugar a companhia que pertence ao conglomerado Time Warner direcionará seus usuários para acessarem o Firefox. O Netscape ajudou a popularizar a internet em meados da década de 90, quando chegou a abocanhar 80% do mercado de navegação na internet. Mas sua participação caiu dramaticamente depois de uma ação agressiva da Microsoft de Bill Gates para dominar o mercado de navegadores de internet.

Despedindo-se do browser veterano, o desenvolvedor Tom Drapeau escreveu no blog do Netscape que o novo foco da AOL numa transição para um modelo de negócios apoiado em publicidade deixa pouco espaço para os investimentos necessários para promover as melhorias que o Netscape precisa para seguir atendendo a sua clientela. Resta aos fãs do Netscape uma melancólica contagem regressiva até 1º de fevereiro. E a sugestão feita pela AOL e por drapeau de baixarem o Firefox em suas máquinas.

A Netscape Communications foi comprada pela AOL por US$ 4,2 bilhões em 2000. Quem já navegava nesta época deve se lembrar que havia uma disputada competição envolvendo o uso dos browsers browsers Netscape e Explorer (da Microsoft). Em 2003, a Microsoft pagou a AOL Time Warner US$ 750 milhões referentes a um acordo durante um processo que envolvia acusações de conduta ilegal e concorrência desleal no mercado de sistemas operacionais e web browsers.

A Microsoft não poupou esforços para negociar com os fabricantes de PC para incluir o seu navegador IE 4.0, que era de uso gratuito, em vez do Netscape como parte do pacote de desktop que vinha instalado nos PCs que fabricavam.

Via: Pernambuco.com

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *