Ameaça virtual usa emails falsos da Policia Federal

Uma nova ameaça virtual está no ar. A Polícia Federal anunciou que piratas virtuais estão enviando emails falsos em nome da instituição.

As falsas mensagens, que podem infectar o computador dos internautas, acusam os usuários de terem acessado sites impróprios. Informa ainda, que eles terão de responder a inquérito policial sobre o assunto.

O texto do email pede que o internauta clique em um link anexado à mensagem. Caso o usuário faça isso, poderá ter o computador infectado por um cavalo de tróia (também conhecido como “trojan”).

Ameaça virtual

A PF afirma que já iniciou investigações sobre os autores das mensagens, mas que não pode fornecer maiores informações enquanto o trabalho não for concluído. A orientação é que internautas que receberem uma mensagem como essa a apaguem imediatamente.

Ameaça virtual usa emails falsos

Segundo a PF, o órgão não envia mensagens por e-mail para apurações de denúncias ou para abertura de investigação. Os emails enviados pela PF são sempre enviados pelo endereço da Divisão de Comunicação Social (dcs@dpf.gov.br).

Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por email, disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações e softwares.

Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguirem informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.

Dicas de segurança

Portanto, muito cuidado ao baixar qualquer arquivo via email. Verifique na barra de status de seu browser, qual a url do arquivo (geralmente bem diferente das comumente utilizadas).

Evite baixar arquivos de email, ao utilizar dispositivos móveis, como celulares e tablets. Em todo o caso, é sempre bom ter uma solução segurança, em todos os dispositivos.

Procure instalar um bom antivírus. Algumas sugestões são as soluções da Avira, Avast e Kapersky.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *